top of page
Flores na Madeira

plataforma para  PENSAMENTOS EM PROCESSO

Movimentalidade é uma plataforma eletrônica colaborativa desenvolvida para fomentar o processo criativo de “saberes diagonais” a partir da publicação de "pensamentos em processo" e de sua submissão à "crítica colaborativa".

QUAIS ASSUNTOS E QUAL FINALIDADE?  Seu recorte curatorial contempla saberes que circundam a temática do "movimento corporal" e que, ao mesmo tempo, adotam uma perspectiva aberta, conectada com diversos campos do saber (Arte, Educação, Educação Física, Dança, Psicologia, Psicanálise, Biologia, Física, Neurociência, Filosofia, Semiótica, Sociologia etc.). "Movimentalidade" não privilegia qualquer desses campos, e pretende por em relevo as interfaces entre eles. O objetivo maior é estudar os sujeitos-que-se-movimentam e as implicações, desafios e desdobramentos desse fenômeno no cenário contemporâneo. 

​

POR QUE UMA PLATAFORMA? A contemporaneidade adotou um ritmo de transformação progressivo, e uma plataforma de conhecimento interessada no processo, na construção, na troca e no desenvolvimento de saberes pode ser um meio mais próximo para compreender as mudanças que se apresentam. Além disso, uma plataforma virtual é um meio democrático de fazer circular conteúdos para um maior número de pessoas, bem como  para possibilitar modos mais livres para apresentá-lo. O importante, aqui, é comunicar da melhor maneira, fazendo uso da ideia de hipertexto, isto é, da combinação de textos, vídeos, links, imagens, áudios, etc. Mas porque não apenas uma rede social? Embora seja um pensamento em processo, entendemos ser importante nos diferenciar do bombardeio de informações que são gerados nas redes sociais. Aqui, embora em processo, o pensamento tem espaço e tempo para repousar. Ele se interrompe por alguns instantes para a escuta de outros sujeitos. 

​

QUAL É A PERIODICIDADE E DE QUEM É A AUTORIA? Não há uma periodicidade definida e sim o objetivo de criar um ritmo que garanta a oportunidade de circulação de saberes variados e o tempo necessário para a decantação das ideias. Nesta etapa inicial em que a própria plataforma está em gestação, estaremos circulando apenas textos de pessoas convidadas para que a estrutura não se perca. Adiante, as portas estarão abertas para outros produtores de saberes diagonais. 

​

COMO PARTICIPAR? Convidamos ao exercício da crítica, comentando as publicações. Conecte-se com os "critérios" que nascem dos seus próprios saberes para fazê-la, de maneira a constituir uma construção mais enriquecida - que supera a adjetivação ("legal", "bom", "ruim"). Reflita sobre os motivos porque concorda ou não, porque a publicação lhe agrada ou não... Pense em quais outros saberes, em qualquer formato (imagens, vídeos, filmes, textos etc.) fazem referência ao trabalho em questão ou possam problematizá-lo, questioná-lo, complementá-lo: isso faz o saber avançar! Estes são alguns modos  de uma crítica proporcionar deslocamentos para novas diagonais.

​

​

É para isso que Movimentalidade surgiu: para gerar dúvidas e descobrir caminhos que, de maneira exclusivamente solitária, não seria possível. Interlocução não de áreas afins, mas de objetos comuns. 

​

​

bottom of page